sábado, 3 de setembro de 2011

Reajuste salarial para juízes não é prioridade no momento, diz Fux

O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou neste sábado que a proposta de aumento dos salários dos juízes não é prioridade num momento de incertezas sobre a evolução da economia brasileira por conta do "contexto internacional já adverso" como disse ontem a presidente Dilma Rousseff.
Segundo Fux, "o que causou desconforto foi o desrespeito aos trâmites constitucionais".
"Acho que o único equívoco que houve foi ter sido cortado sempre esse assunto, mas nós juízes estamos super submetidos à vontade popular de não haver aumento. Não é esse o nosso objetivo, não é a grande luta do judiciário. Nós temos compreensão das dificuldades do governo porque somos agentes políticos também", disse à Folha o ministro durante evento da Associação Brasileira das Federações Esportivas, no Iate Clube Jardim Guanabara, na Ilha do Governador, zona norte do Rio.
Fux afirmou também que o Judiciário mostrou que a necessidade do aumento era para "fins de obras". "Não é só um aumento pessoal. Isso até os juízes dispensam. É um orçamento de estrutura do judiciário e normalmente o orçamento é remetido para ser chancelado ou não pelo legislativo", destacou.
O ministro foi convidado a participar do evento esportivo no Rio de Janeiro porque pratica jiu-jitsu desde os 26 anos e, em 1993, recebeu a faixa-preta da categoria. No local, ele foi homenageado e recebeu a faixa vermelha e preta (7º grau) de jiu-jitsu, uma das mais altas graduações da modalidade. A lutadora Kyra Gracie, cinco vezes campeã mundial, foi escolhida para entregar a honraria a Fux.
"Hoje eu atingi o alto patamar do jiu-jitsu assim como eu atingi na minha carreira de magistrado", disse.
Durante a cerimônia, também foram homenageados o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pelo trabalho social em UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), que mandou um substituto em seu lugar porque não pôde comparecer ao evento, o neurocirurgião Paulo Niemeyer, o lutador Rickson Gracie, entre outros atletas.

ORÇAMENTO

Dilma criticou a proposta de aumento dos salários do Judiciário, afirmando que a medida pode prejudicar a execução de programa sociais e gerar "incertezas sobre a evolução da economia brasileira em um contexto internacional já adverso".
Ao enviar ao Congresso as previsões de receitas e gastos para 2012, o governo havia deixado de fora as propostas de reajustes da Justiça, que causam impacto de R$ 7,7 bilhões nos cofres públicos.
Ontem, o Planalto foi obrigado a recuar e a rever sua proposta orçamentária, após os ministros do Supremo e o procurador-geral da República se revoltarem.

DIANA BRITO

Nenhum comentário:

Postar um comentário