sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chuva deixa 16 cidades em emergência em SC; 669 mil são afetados


Subiu para 16 o número de cidades em situação de emergência em Santa Catarina em decorrência das chuvas que atingem o Estado desde a última quarta-feira (7). Os temporais já causaram também três mortes, segundo prefeituras. A Defesa Civil Estadual, no entanto, contabiliza apenas uma.
A morte confirmada é de um homem de 66 anos e ocorreu em Guabiruba. As outras duas mortes confirmadas pela Prefeitura de Rio do Sul são de dois adolescentes. Eles usavam uma canoa em uma rua alagada, quando encostaram o remo na fiação elétrica. Os dois morreram eletrocutados.
Em todo o Estado, as chuvas já afetaram 669 mil pessoas. Entre elas, há 35.105 desalojados, ou seja, estão em casas de amigos e parentes; e outras 12.960 pessoas desabrigadas (dependem de abrigos públicos). Além disso, a cidade de Rio do Sul foi a primeira a decretar estado de calamidade pública em decorrência das chuvas.
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas diminuíram. Com isso, o nível do rio Itajaí-Açu, em Blumenau (157 km de Florianópolis) já começa a diminuir. Por volta das 13h, ele era de 12,52 metros. Cerca de duas horas antes, ele era de 12,56 metros.
A cidade de Blumenau é a mais afetada pelas chuvas, com cerca de 280 mil pessoas afetadas. Dessas, mais de 15 mil tiveram que deixar suas casas. As aulas foram suspensas na cidade até segunda-feira. O sistema de transporte público está prejudicado.
Ao todo, foram tingidos 71 municípios. Os 16 que decretaram situação de emergência são: Alfredo Wagner, Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Correia Pinto, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Rio dos Cedros, São João Batista, Tijucas e Witmarsum.
Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário