A minha coluna de hoje no caderno Equilíbrio, da Folha, trata dos riscos de correr no frio e dá algumas dicas para que você enfrente o problema com galhardia (AQUI, para assinantes da Folha e/ou do UOL).
Para produzir o texto, conversei com vários especialistas, que deram informações valiosas. A partir de agora, acompanhe as entrevistas.
A primeira é com o doutor JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.
+CORRIDA - Correr no frio é diferente de correr no calor? Quais as diferenças?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - No frio, há a necessidade de um aquecimento mais “caprichado”, para que as estruturas do nosso corpo envolvidas na corrida estejam “prontas” para funcionarem adequadamente. No calor, se for excessivo, é necessário um cuidado especial com a hidratação, procurando evitar os horários de maior temperatura.
+CORRIDA - Quais os riscos de correr no frio?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - Se não houver um aquecimento adequado, há um maior risco de lesões, principalmente musculares.
+CORRIDA - O corredor deve fazer alguma preparação especial antes de começar o treino?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - O aquecimento, que deve fazer parte de toda sessão de treinos, deve ser mais cuidadoso.
+CORRIDA - E antes de uma corrida?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - Antes de uma competição, então, é que o aquecimento deve ser ainda mais “caprichado”, pois quando se trabalha em alta intensidade, aumenta a possibilidade de lesões.
+CORRIDA - A alimentação durante o período de inverno deve ser diferente?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - Não. O conceito de alimentação saudável independe da época do ano.
+CORRIDA - Há exercícios que podem ser feitos para minorar o efeito do frio?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - Sim, exercícios de aquecimento, feitos com a devida orientação.
+CORRIDA - Quem costuma correr de calção e camiseta deve manter seu hábito? Por que?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - Depende de quanto frio estejamos falando. Se for um frio europeu, não. Se for um frio carioca, sem problemas. A idéia é utilizar roupas que protejam do frio excessivo, mas ao mesmo tempo permitam que o eventual suor evapore, para não se permanecer com roupas molhadas de suor após o término do exercício.
+CORRIDA - Que outras cuidados especiais quem correr no frio deve ter?
JOSÉ KAWAZOE LAZZOLI - Boa alimentação (nunca é recomendável fazer exercícios em jejum), não se descuidar da hidratação (mesmo que se “sue” menos), proteger-se do frio (para não se expor à possibilidade de infecções respiratórias) e fazer um bom aquecimento (para prevenir lesões). É isso.
Rodolfo Lucena
Nenhum comentário:
Postar um comentário