terça-feira, 28 de junho de 2011

A classificação do Brasil para a final da Liga

Caro leitor, pode comemorar: a seleção brasileira já está classificada para a fase final da Liga Mundial de Vôlei. Matemática não é o meu forte: dei uma vacilada nas contas e até fiquei achando que estava certa já que no domingo a Confederação Brasileira tinha divulgado que a seleção ainda precisava ganhar dois sets em um dos dois jogos contra a Polônia para garantir a vaga. Até o técnico Bernardinho chegou a dar uma declaração falando que iria à Polônia em busca do ponto que faltava. Todos nós erramos.
O certo é que mesmo que o time sofra duas derrotas contra os poloneses por 3 sets a 0, algo bem improvável, e que os Estados Unidos ganhem de Porto Rico também por 3 sets a 0, haveria um tríplice empate. Brasileiros, poloneses e americanos ficaram com 24 pontos, 8 vitórias e 4 derrotas. O primeiro critério para desempate é o número de vitórias. Todo mundo ficaria igual. Valeria então o segundo critério: média dos sets ganhos divididos pelos perdidos. Nesse caso, a Polônia ficaria em primeiro lugar, o Brasil em segundo e os Estados Unidos, eliminados, em terceiro.
Enfim, as notícias são melhores do que eu havia anunciado. O bom de já entrar classificado contra a Polônia é que o técnico Bernardinho poderá usar as duas partidas para dar mais ritmo de jogo para o ponteiro Dante, um atacante fundamental para o Brasil. Por causa de uma inflamação no joelho, ele só estreou na Liga nas partidas do último fim de semana contra os EUA e ficou em quadra apenas para algumas passagens de rede.
A seleção também vai ter pouco tempo para descansar. Fez uma viagem longa dos Estados Unidos para a Polônia e vai enfrentar um fuso horário de seis horas de diferença. E os jogos já vão ser nesta quarta e quinta-feira, às 15h30. Por isso, é bom o time já estar classificado. O melhor dessa história é que a seleção não vai precisar mais mudar de país: a fase final também vai ser na Polônia a partir do dia 6 de julho.
A novidade vai ser a presença do oposto Wallace nos jogos contra os poloneses. Ele estava treinando no Brasil e foi chamado por causa da lesão na coxa esquerda do Leandro Vissotto, que será poupado e só volta para a fase final.
Na seleção feminina, uma surpresa. A ponteira Mari pediu dispensa da Copa Pan-americana, que começa a ser disputada a partir de quarta-feira no México. O motivo? Ela alegou razões pessoais. O técnico Zé Roberto Guimarães não convocou nenhuma atleta para o lugar da Mari. Problemas à vista: o time vai competir apenas com três ponteiras: Paula Pequeno, Fernanda Garay e Suelle. Natália, que seria uma opção, está se recuperando da retirada de um tumor benigno na canela.

Cida Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário