quarta-feira, 23 de março de 2011

Alunos se prejudicam com falta de estrutura nas escolas


O censo escolar do MEC aponta que no ano passado, 70% dos alunos dos ensinos fundamental e médio estudaram em escolas que faltaram laboratórios de ciências, informática, biblioteca ou quadra de esportes. Desse percentual, 27 milhões estudavam sem laboratórios de ciências, 15 milhões sem biblioteca e 35% em locais sem quadra. Os dados consideraram tanto a rede pública quanto a privada.
O presidente do Sintepe, Heleno Araújo enfatiza a necessidade de investir em novas formas de adquirir conhecimento. "O aluno rende muito quando pesquisa em laboratório e no momento em que pratica esporte. Não se pode tirar do aluno esse direito", pontuou. A pesquisa colocou ainda que nas séries finais do fundamental, a situação era mais grave.
A representante do Conselho Nacional de Secretários de Educação, Rosa Neide de Almeida ressaltam os prejuízos que os alunos possivelmente terão na formação. "O Brasil está fazendo o dever de casa em aspectos primários", bradou. O coordenador do Grupo de Trabalho de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Isaac Roitman, analisa a situação como vergonhosa e sugere o lançamento do Programa de Aceleração de Crescimento, PAC, para recuperar escolas e formar professores. "Deveria ser prioridade para quem pensa no futuro do país".
Segundo o sindicalista Heleno, é necessário ter profissionais que saibam utilizar os recursos para que os alunos usufruam de forma saudável da tecnologia que dispõe.

Sintepe

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