quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Família passa 16 horas em árvore em MG para escapar de enchente

Dezesseis horas em cima de um pé de manga. Esse foi o tempo que Marlene Rita Martins, 36, passou agarrada no topo de uma árvore com suas duas filhas, esperando ser resgatada enquanto as águas do rio Xopotó subiam e inundavam a cidade de Guidoval (305 km de Belo Horizonte).
O marido de Marlene, Genésio Cândido Martins Filho, 42, fez o mesmo, mas depois de 12 horas agarrado à árvore ele não aguentou e foi arrastado pelas águas do rio. A árvore fica numa fazenda que pertencia a Genésio. A sede foi completamente inundada.
"O último pedido que ele fez foi que eu me salvasse e resgatasse as meninas", disse Marlene em entrevista a uma rede de TV local. A provação da família atravessou a noite do dia 2 e durou até a manhã do dia seguinte.
O corpo de Genésio foi encontrado na quarta-feira (4) pelos bombeiros. Foi a segunda morte registrada em Guidoval, município que decretou situação de emergência e que conta com cerca de 1.900 desabrigados e desalojados entre seus 7.200 habitantes.
Rita e suas duas filhas, de 11 e 15 anos de idade, passam bem, segundo a Defesa Civil. A família é natural de Suzano (SP) e estava em Guidoval para passar o feriado de fim de ano com Genésio.

EMERGÊNCIA

Subiu para 71 o número de cidades em situação de emergência em decorrência das chuvas em Minas. Os últimos municípios a terem o decreto confirmado foram Patrocínio de Muriaé, Visconde de Rio Branco, Guaraciaba, Moeda e Senador Nordestino Gonçalves.
Segundo balanço da Defesa Civil, desde outubro, as chuvas já fizeram com que mais de 10 mil pessoas deixassem suas casa. O órgão, no entanto, ainda não tem informação de quantas dessas pessoas já retornaram para casa.
Há ainda o registro de oito pessoas mortas em decorrência da chuvas desde outubro. Dentre elas estão três óbitos que foram confirmados ontem, inclusive o de Genésio. Uma mulher permanece desaparecida após ter sido arrastada por um enxurrada em Santo Antônio do Rio Abaixo.

JEAN-PHILIP STRUCK

Nenhum comentário:

Postar um comentário