domingo, 8 de janeiro de 2012

BH já registrou 77% da média de chuva esperada para o mês de janeiro


Em Minas, 103 cidades decretaram situação de emergência e quase 12 mil pessoas precisaram deixar suas casas. Até terça-feira o alerta para chuvas no estado é máximo
Um trecho da Rua Pouso Alegre, no Bairro Santa Teresa, ficou completamente alagado no temporal do dia 4 de janeiro
Belo Horizonte registrou, em apenas seis dias, 77% da média de chuva esperada para janeiro. Segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), choveu na capital mineira 228,7 milímetros, dos 296,3 esperados para o mês. A contabilização da Cedec considera apenas os seis primeiros dias do ano, não levando em conta a chuva de sábado, que deve elevar o índice.
O alerta de chuva permanece em todos estado, principalmente nas regiões Central, Metropolitana, Campos das Vertentes, Leste Sul e Zona da Mata. Nessa última área, municípios devastados tentam se recuperar de enchentes e alagamentos. Os temporais deram trégua em algumas cidade, mas outras ainda são castigadas.
É o caso de Ubá que foi atingida por um temporal no fim da noite de sábado. De acordo com a Cedec, a chuva elevou o nível do Ribeirão Ubá provocando inundações em vários pontos. Foram registrados deslizamentos de encostas o que causou interdição de ruas no município.
Até terça-feira o alerta para Minas é máximo. Fortes chuvas, com acúmulo de 100 a 150milímetros, ainda podem ocorrer. Segundo a Defesa Civil, o domingo terá tempo instável em quase todo o estado, devido à atuação de um sistema frontal no oceano, nas imediações do litoral da Região Sudeste. Há tendência de grande volume de chuva, principalmente, para Região Noroeste.
Em Minas, 103 cidades decretaram situação de emergência e quase 12 mil pessoas precisaram deixar suas casas por causa da chuva. Foram registradas 12 mortes desde o início do período chuvoso em outubro, mas o número pode aumentar com a investigação de mais uma morte e com a procura de outras duas vítimas desaparecidas.

Luana Cruz
Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário