sábado, 4 de fevereiro de 2012

A crise na Bahia e a imagem do Brasil

Convocada pela Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), a greve de policiais militares, que deixa um rastro de sangue e de saques em Salvador, envergonha o Brasil.
O momento é difícil para o povo baiano e certamente repercute na imprensa estrangeira afastando potenciais visitantes de uma cidade vocacionada para o turismo.
Há anos, quando a companhia aérea portuguesa TAP reinventou o turismo brasileiro e lançou os voos diretos e diários entre Lisboa e Salvador, europeus passaram a vir em grande número para a capital baiana, aliás, a primeira capital do país.
Repleta de história e de cultura, berço da melhor música popular brasileira, a Cidade da Bahia é ímpar, dividida entre a Cidade Alta (com seu Pelourinho) e a Baixa, diante de uma das mais belas baías do mundo.
Quem visita Salvador logo se deslumbra com a circunstância geográfica, a energia do povo, as comidas do mar e do sertão, as baianas de acarajé paramentadas a vender seus quitutes, o fausto das igrejas.
E, também, com as praias do entorno, caso de Itapoã, uma praia que virou canção, e de Arembepe, com seus arrecifes e barcos de pesca, para ficar em apenas dois exemplos de lugares idílicos.
Diante da selvageria que toma de assalto Salvador agora, pouco antes do Carnaval, é de se perguntar: ainda que os policiais militares ganhem pouco e façam jus a uma melhor remuneração, eles têm direito de colocar a população em pânico e de enxovalhar o nome do Brasil?

Silvio Cioffi

Nenhum comentário:

Postar um comentário