sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Assembleia reúne centenas de trabalhadores em educação no Teatro Boa Vista

Além de aprovar pauta da Campanha Salarial 2014, categoria sugere pontos que são aprovados e serão levados para a mesa de negociação. 

A primeira Assembleia Geral dos trabalhadores em educação deste ano, realizada nesta quinta-feira (13), lotou as dependências do Teatro Boa Vista, no Recife. Descontentes com a posição do governo em relação à valorização da categoria, os trabalhadores em educação mostraram mais uma vez a força que possuem e engrossaram a luta por melhores condições de trabalho.
A pauta da Campanha Salarial 2014 foi divida em três eixos: valorização profissional, benefícios e questões administrativas. O primeiro eixo (valorização) foi subdivido em três partes: salários, carreira e condições de trabalho. No primeiro ponto, a pauta sugeria ampliação de 6,68% no reajuste salarial dos professores, de modo que somados aos 8,32%, totalizasse o reajuste em 15%. Contudo, seguindo um pedido da categoria, o documento visa negociar junto ao governo uma ampliação de 10,68%, chegando a um reajuste total de 19%.
No tocante à carreira, a pauta foi aprovada sem modificações. Além ampliar para 13% a diferença entre os salários do Professor de nível médio para o professor de nível superior, o ponto sugere diferenciações nos salários, a depender da formação profissional. Esse reajuste seria de 15% para professores com especialização, 25% para os docentes com mestrado e; 43% para os professores com doutorado.
Outro ponto sugerido durante a assembleia foi no terceiro eixo (questões administrativas). Para a categoria a Secretaria de Educação do Estado deve responder as demandas de solicitação da aposentadoria em até 45 dias, a partir da data do protocolo do requerimento, conforme determinação legal. A pauta inicial sugeria 60 dias.
Durante o encontro, foi apresentado ainda o calendário de atividades até o mês de março de 2014. Entre as ações está a paralisação nacional entre os dias 17 e 19 de março, que vai contar com mobilizações em todos os municípios (17/03) e um grande ato no Recife (18/03). Seguindo uma solicitação da categoria, o Sintepe vai levar a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) a pauta de estender um estado de greve, após a paralisação nacional.
As pautas aprovadas na assembleia serão levadas para a mesa geral de negociação, marcada para o dia 07 de março. A próxima assembleia geral da categoria será realizada no próximo dia 13 de março, a partir das 14h. O local ainda será definido. 

Sintepe  

Nenhum comentário:

Postar um comentário