domingo, 4 de outubro de 2015

Moção de repúdio

No dia 01/09/2015 os servidores e cidadãos custodienses ouviram e testemunharam um verdadeiro abuso de autoridade que ficará marcado na história do Sindicato dos Servidores Municipais de Custódia – SISMUC. Lamentavelmente, esta Câmara, com exceção de alguns vereadores, ultrapassou os limites da civilidade, da moralidade, do respeito e da ordem quando em seus pronunciamentos inflamados acusaram o SISMUC de difamar, humilhar os cargos de confiança, faltar com respeito aos vereadores, fazer terrorismo e não dialogar. Infelizmente, distorceram tudo. Quem era vítima naquela ocasião foi visto como vilão da história. Contudo, todos sabem que quem vem sendo humilhado, maltratado e pisoteado é o servidor municipal, que nesses três últimos anos, tem vivido um grande pesadelo. Em fevereiro deste ano mais de 20 servidores efetivos foram transferidos, professores perderam difícil acesso, gratificações conquistadas por direito, a liberação dos servidores eleitos diretores do SISMUC foi negada pela senhora secretária de educação. Então, senhores vereadores, não existe nenhuma denúncia mesmo contra a secretária de educação? O SISMUC quer saber: onde estavam de fato as lideranças políticas de Custódia? Os legítimos representantes do povo? É bíblico: “Ninguém pode servir a dois senhores.” Mas, no dia 01 de setembro de 2015, foi mais cômodo parabenizar e aplaudir o governo. Claro, defender o correto significa enfrentar desafios, romper barreiras e retirar as pedras do caminho. Esta é a razão pela qual ninguém levantou a bandeira do SISMUC. Porém, devemos lembrar que Sindicato é integrado por povo, povo que tem família e que por sua vez, vota. 
É importante lembrar ainda que mais do que cidadãos, somos os maiores interessados na discussão da avaliação de desempenho que trata o Plano de Cargos e Carreira e Valorização do Magistério, bem como o Plano Municipal de Educação, que deve seguir a meta nacional. No pronunciamento do SISMUC proferido nesta casa ficou claro que o Sindicato não é contra avaliação, desde que seja encaminhada pelo MEC.
O Sindicato é uma instituição legítima que, por excelência, representa as categorias na defesa dos seus direitos consagrados na Constituição, como resultado de conquistas históricas. Vale ressaltar que a constituição de uma sociedade livre, justa e democrática implica no reconhecimento da legitimidade de todos os interesses na condução do processo decisório e no constante exercício do controle sobre as decisões tomadas.
Considerando tal fato um agravo, vem externar publicamente o seu repúdio aos vereadores que se manifestaram de forma arbitrária contra a entidade e sua categoria, causando um desserviço à sociedade e um grande prejuízo na relação de convivência e poder entre estes vereadores e o sindicato. Reunidos em assembleia geral, repudiamos também a forma como determinado vereador conduziu o processo de discussão desta casa, fazendo uso de palavrão, enquanto exigia respeito do SISMUC para com esta Casa. Assim sendo exigimos o respeito aos princípios constitucionais que protegem e legitimam as entidades sindicais, como é o caso do SISMUC. 
É preciso lembrar aos senhores que esta casa é do povo que os elegeu e que jamais deverão fechar as portas para quem os senhores devem representar de fato.

Custódia, 09 de setembro de 2015.
DIRETORIA COLEGIADA SISMUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário