quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Pesquisa

Levantamento aponta que 24% dos professores pediram licença médica nos últimos dois anos.
Os professores das redes municipais e estadual de Pernambuco estão doentes. É o que aponta um levantamento encomendado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco e realizado pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais – Gestrado/UFMG.  O estudo intitulado “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco” mostra que nos últimos dois anos, 24% dos professores pediram licença médica. No caso dos funcionários, o percentual é de 23%. Já Entre os docentes, os problemas decorrentes do trabalho em sala de aula, representam 36% dos pedidos de afastamento. As doenças estão relacionadas com depressão, ansiedade ou nervosismo (13%), voz (9%), doenças musculoesqueléticas (8%) e estresse (7%). No caso de afastamento para realização de cirurgias o percentual chegou a 23%, licença maternidade (17%), acidentes (6%) e doenças infectocontagiosas (6%). Já entre os funcionários os motivos mais recorrentes foram: realização de cirurgia (26%), doenças musculoesqueléticas (19%), licença maternidade (11%), problemas relacionados à depressão, ansiedade ou nervosismo (10%), acidentes (4%), estresse (4%) e os problemas relacionados à voz (1%). A pesquisa aponta ainda que 53% dos funcionários e 29% dos docentes não praticam atividades físicas regularmente durante a semana. A pesquisa revelou que o tempo livre dos entrevistados é pouco utilizado para o lazer: 48% das docentes mulheres relataram que dedicam seu tempo livre a atividades domésticas e 38% a programas de família. O estudo “Trabalho na Educação Básica em Pernambuco“ ouviu 1591 pessoas, entre professores e funcionários de escolas. O estudo avaliou 60 unidades educacionais, entre escolas estaduais, municipais e creches, em 17 municípios do estado, incluindo o Recife. A pesquisa apresenta conclusões em quatro aspectos: o perfil do trabalhador em educação; os docentes e as políticas de avaliação educacional de Pernambuco; a saúde do trabalhador em educação e; a visão dos trabalhadores em educação sobre a representação sindical.
Gestrado – O Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente da Universidade Federal de Minas Gerais é o responsável pela coordenação da pesquisa “O Trabalho Docente na Educação Básica no Brasil”, que entre os anos de 2009 e 2010 percorreu sete estados do Brasil – MG, PA, RN, GO, ES, PR e SC – com intuito de traçar o perfil da educação no país. 
Em Pernambuco, diferentemente dos outros estados, a pesquisa contou com o apoio financeiro e logístico do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepe). Com um diferencial de abordar as questões relativas ao perfil dos funcionários da educação e também a relação dos trabalhadores com Sindicato. O levantamento realizado em Pernambuco será incorporado ao conjunto dos estudos realizados nos outros sete estados. Além disso, o levantamento relativo ao estado vai se transformar em livro, que será lançado na primeira quinzena de outubro, nas atividades de comemoração ao Dia do Professor. 

Sintepe

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