sábado, 22 de maio de 2010

A Educação Brasileira

As Pessoas Interessadas em Educação

Estamos nesse momento vivenciando no Brasil, uma política educacional completamente equivocada do ponto de vista de rendimento pedagógico escolar, pois, nosssas escolas passam pelo um processo renovador onde só interessa o aparelhamento infraestrutural para mostrar a comunidade que os sistemas governamentais estão trabalhando para o melhoramento da educação nacional. Na realidade a história é outra, os professores mal pagos, não existe uma política pedagógica onde realmente os interssados da educação participe, ou seja, pais, professores e a comunidade como um todo, falta exclusivamente por parte dos governantes vontade política para resolver de fato os problemas educacionais deste país. Hoje a grande preocupação nacional nas escolas públicas é mante-las lotadas objetivando maquiar os problemas para fazer de conta que na educação vai tudo bem; na realidade verifica-se os angustiantes problemas de tempos atrás, tais como: falta de professores para lecionar, falta da merenda escolar, não existe condições de trabalho adequadas, salários irrisórios para os professores, modelos de planos pedagógicos que não atingem os objetivos de ensino/aprendizagem traçados e outros.
Diante destes fatos temos nós professores, a sociedade e os governantes, encontrarmos soluções que possam atingir metas e desafios buscando alternativas concretas para um fortalecimento de um Plano Nacional de Educação, que realmente faça valer o aprofundamento na discussão de temas vinculados a nossa realidade cultural e regional. A cada ano, os problemas se acumulam por falta de um acompanhamento minucioso e detalhado dos órgãos competentes dos governos (Federal, Estadual e Municipal), possibilitando mais gastos públicos desnecessários.
Prof. Venâncio Izidro de Oliveira


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