Está todo mundo doente. Quer dizer, só me refiro ao monte de amigos e conhecidos que ultimamente estão doentes, ou com "uma virose", dor no corpo, moleza, às vezes febre, mal estar generalizado... Mas há ainda o batalhão de gente que tem um vírus ou uma bactéria escondida no corpo, com o bichinho lá quietinho, na boa, mas pronto para se manifestar, e aí dê-lhe mal estar, dor no corpo etc., etc.
Esta época de frentes frias, noites geladas e ar poluído em São Paulo é batata, aumentam 30% os casos de gripes e afins.
Mas ultimamente têm subido também, dizem médicos conhecidos, os eventos de infecções por bactérias.
Dois tipos principalmente, as que atacam o trato urinário e as que atacam as vias respiratórias, com sintomas às vezes parecidos com os dos vírus de influenza e outros, ou seja, as mesmas dor no corpo, moleza, febre...
As bactérias das vias respiratórias vivem tranquilinhas na sua boca e garganta, e de repente resolvem se multiplicar, atacar seus "seios paranasais" e provocar a desagradável sinusite, que além dos problemas acima, causa baitas dores de cabeça. No frio, isso é uma beleza, posso falar de conhecimento próprio...
Dentre as outras bactérias, há a infinidade delas que vivem nos intestinos pra lá e pra cá sem causar dano algum, mas que também de repente se rebelam e...pronto, dê-lhe infeção intestinal e/ou urinária, com os sintomas já citador, e outros.
A mais popular dessas mocinhas está na moda ultimamente, conquistou a Europa, imagine! Trata-se da banal Escherichia Ecoli, ou apenas E. Coli para os íntimos. Para sua informação, coli é o que dá nome aos coliformes fecais, a forma mais primitiva e abundante de contaminação por dejetos das águas e dos alimentos.
Só que a E. Coli que assola a Europa é uma mutação da E. Coli tradicional, mais forte e poderosa, causando portanto o estrago que se verifica sobretudo na Alemanha, com mortes se propagando cada vez mais.
E dizem que a culpa é do pepino espanhol, coitado, onde a danada teria sido encontrada, viajando.
Mas sabe-se bem que as bactérias, assim como os vírus, têm reagido de forma mais agressiva e mutante por conta do uso exagerado e inconsistente de antibióticos. Ou seja, o que seria para matá-las, acaba fortalecendo-as, transformando-as...
Não se tem notícia de que essa E. Coli mutante possa atracar no Brasil. De fato, tudo demora um pouco para chegar até nós...
De qualquer maneira, as pessoas estão ficando cada vez mais desconfiadas sempre que ouvem a velha frase: "Ah, isso é só uma virose."
Luiz Caversan
Nenhum comentário:
Postar um comentário