quarta-feira, 1 de junho de 2011

Edital de concessão de aeroportos fica pronto em dezembro


O edital que concederá novas áreas nos aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas (SP) e Brasília ficará pronto em dezembro. A informação foi dada pelo governo federal nesta terça-feira (31), de acordo com a Folha.com, durante encontro da presidente Dilma Rousseff (PT) com governadores e prefeitos das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
O modelo escolhido se destina à "gestão, operação e reformas" nessas unidades para atender o aumento de demanda devido ao crescimento econômico, à Copa e à Olímpiada de 2016.
A concessão se dará por meio de uma parceria entre Infraero, estatal que administra os principais aeroportos do país, e o setor privado. A divisão da parceria deve ficar em 49% para a Infraero, no limite, e 51% para o setor privado.
Em nota, a Secretaria de Aviação Civil informou que as concessões serão feitas por meio de SPE (Sociedades de Propósito Específico), a serem constituídas por investidores privados e pela Infraero.
"A SPE, que será uma empresa privada, ficará responsável por novas construções e pela gestão desses aeroportos. Como acionista relevante das SPEs, a Infraero participará das principais decisões da companhia", informou.
O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wagner Bittencourt, informou na nota o governo continua os estudos para concessão dos aeroportos de Confins, em Minas Gerais, e do Galeão, no Rio.
Na semana passada, a Fifa alertou autoridades brasileiras em relação à infraestrutura de transporte das cidades-sede do torneio, especialmente sobre a operação e capacidade dos aeroportos.
Levantamento divulgado em abril pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) indicou que nove dos 13 aeroportos que estão sendo modernizados para a Copa não ficariam prontos a tempo para o evento, o que foi rebatido pelo governo.

Blog de Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário