sábado, 7 de maio de 2011

A surpresa da convocação e as finais na Turquia

A central Juciely foi a única novidade na lista do técnico da seleção brasileira, José Roberto Guimarães. Ele convocou 16 jogadoras para a Copa Pan-Americana de vôlei, que será disputada a partir do dia 29 de junho no México. As ponteiras Paula e Mari, que ficaram fora do Mundial por causa de lesões, estão de volta, mas não são surpresas. Ninguém tinha dúvidas que elas seriam chamadas.
O técnico Zé Roberto resolveu investir apenas em duas levantadoras: Dani Lins, campeã da Superliga pelo Rio, e Fabíola, quarta colocada com o Pinheiros. As duas disputaram a posição na última temporada na seleção. Dani Lins começou como titular e acabou perdendo a vaga para Fabíola, que foi a titular no Campeonato Mundial. Agora a disputa vai continuar.
A maior dúvida do técnico Zé Roberto certamente será entre as ponteiras. Foram convocadas seis jogadoras para essa posição: Jaqueline, Mari, Paula Pequeno, Natália, Fernanda Garay e Sassá. Na Superliga, Mari e Jaqueline tiveram boas atuações, Paula foi bem mais irregular. A Natália jogou como oposta no Osasco. Treinou passe, mas não jogou na linha de recepção. Resta saber como a Fernanda Garay está jogando, já que ela atuou a última temporada no Japão e lá se treina bem menos do que aqui. Já a Sassá é mais uma opção no banco. A chance dela ser titular é remota.
Entre as centrais, a disputa será entre Adenízia e Juciely pela terceira vaga no time. Juciely foi campeão pelo Rio e a melhor bloqueadora da Superliga. Ela é baixa para os atuais padrões do vôlei. Tem 1,84 m, mas uma impulsão de jogadora cubana: pela bola lá na lua. As titulares serão as gigantes Fabiana, 1,94 m, e a Thaíssa, 1,96 m. Na posição de oposta, não tem mistério. Só duas foram convocadas: Sheila e Joycinha. Sheila é a titular absoluta, a melhor jogadora hoje do Brasil. Se bem que Zé Roberto pode optar também por Natália como reserva da Sheila, já que ela também joga como oposta. Ou seja, a Joycinha não está com a vaga garantida. Com a mudança de regra que permite duas líberos, Zé Roberto não precisou pensar muito: chamou Fabi e Camila Brait, as duas melhores do país. Fabi, antes titular absoluta, vai ter uma sombra nesta temporada.
As jogadoras vão se apresentar no dia 16 em Saquarema. O calendário está recheado este ano. Depois da Copa Pan-Americana, o Brasil vai disputar as seguintes competições: Grand Prix, Sul-americano, Jogos Pan-Americanos e Copa do Mundo, que vale três vagas para os Jogos Olímpicos de Londres.
O técnico Zé Roberto vai voltar ao Brasil logo depois das finais do Campeonato Turco. O seu time, o Fenerbahce, está disputando o título com o Vakifgunes em uma série de cinco partidas. No primeiro confronto, o Fenerbahce saiu na frente. Venceu por 3 sets a 2 (25/14, 15/25, 17/25, 25/22 e 16/14). O destaque da equipe foi a russa Sokolova. Ela marcou 24 pontos. A levantadora Fofão mais uma vez não ficou nem no banco. Como o torneio permite apenas três estrangeiras em quadra, ela não tem sido relacionada para os jogos. Uma pena. A levantadora do Fenerbahce é a Naz Aydemir, revelação e titular da seleção da Turquia.

Cida Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário