Aproveitando o encontro dos prefeitos das 40 maiores cidades do mundo em São Paulo, gostaria de mostrar mais uma daquelas ideias simples que ajudam a melhorar o ambiente e economizar dinheiro. Chama-se Caronetas, que estimula as empresas a fazerem com que seus funcionários compartilhem o carro ( o detalhamento está no www.catracalivre.com.br).
A empresa se cadastra no site. Sem pagar nada, diga-se. Cria-se então uma comunidade. Os empregados registram suas rotas e, assim, podem compartilhar o carro ou dar uma carona até uma estação de metrô. Menos carro na rua, menos poluição. Quem dá a carona pode rachar a conta. Quem pega a carona, paga muito menos do que o táxi. Ou talvez, em alguns casos, pouco mais do que o ônibus.
O interessante do Caronetas é que é um jeito seguro de compartilhar o carro. Afinal, é possível saber quem é cada pessoa, todos são da mesma empresa.
É um sinal de burrice urbana cada um ir no seu carro, contaminando a cidade, quando poderiam compartilhar o veículo, já que fazem rotas semelhantes.
Ideias assim podem hoje parecer exóticas no Brasil. Mas é apenas uma questão de tempo.
É um jeito de as empresas, que tanto falam em responsabilidade social e ambiental, fazerem sua parte.
Gilberto Dimenstein
Nenhum comentário:
Postar um comentário