Os juros das operações de crédito para pessoas física e jurídica foram reduzidos em dezembro, fechando o ano com a menor taxa média da série histórica, iniciada em 1995.
A taxa de juros média geral para pessoa física caiu 3,37% no mês (4,43% em 12 meses) e atingiu a média de 5,44% ao mês (88,83% ao ano) a menor taxa de juros da série histórica. Em novembro, estava em 5,63% ao mês (92,95% ao ano).
Os dados foram divulgados nesta segunda-feira pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade).
Entre as linhas de crédito voltadas para pessoa física, cinco entre seis foram reduzidas no mês apenas a referente ao cartão de crédito rotativo ficou inalterada.
Segundo o coordenador de estudos econômicos da entidade, Miguel José Ribeiro de Oliveira, as reduções podem ser atribuídas "à maior competição das instituições financeiras após os bancos públicos reduzirem suas taxas de juros; pequena redução nos índices de inadimplência; e à expectativa de redução da inadimplência nos próximos meses em um ambiente de crescimento econômico maior."
EMPRESAS
Em relação as linhas voltadas às empresas, a taxa de juros média apresentou redução de 6,69% no mês (7,78% em 12 meses) passando de 3,29% ao mês (47,43% ao ano), em novembro, para 3,07% ao mês (43,74% ao ano) em dezembro esta também é a menor taxa de juros da série histórica.
Oliveira tem a expectativa de que as taxas de juros voltem a ser reduzidas nos próximos meses por conta da melhora da economia, pela maior competição no sistema financeiro após os bancos públicos promoverem reduções em suas taxas de juros, bem como com a expectativa de redução dos índices de inadimplência.
Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário