A primeira carreata realizada pelos defensores da divisão do Pará, em Belém, na manhã deste domingo (20), foi recebida com vaias e hostilidades pelos moradores da capital paraense.
Dois trios elétricos conduziam uma fila de cerca de 50 carros, que empunhavam bandeiras com a palavra "Sim" e estampavam adesivos a favor da divisão.
Ao passar por duas das principais praças da cidade, a Batista Campos e a da República, a carreata foi hostilizada por pessoas que exibiam a bandeira do Pará e criticavam a ideia da divisão.
A resistência à carreata do "Sim" foi articulada pela campanha contra a divisão, que passou antes no trajeto previsto e distribuiu material.
Nessas duas praças, houve discussões entre os lados contrários, insultos verbais e até hostilidades. Pessoas arrancaram bandeiras do "Sim" e pisaram sobre elas.
A campanha contra a divisão chegou a mobilizar também um trio elétrico para ir de encontro à carreata. Sabendo disso, os defensores da divisão mudaram o trajeto para evitar o encontro.
No próximo dia 11, o Pará vai às urnas votar se deseja a criação de mais outros dois Estados a partir de seu território: Carajás (sudeste) e Tapajós (oeste).
Segundo pesquisa Datafolha divulgada no último dia 11, 80% dos eleitores do Pará remanescente são contra Carajás e 77%, contra Tapajós.
Em todo o Pará, porém, os votos contra a divisão somam 58%, enquanto há 33% a favor. Os favoráveis concentram-se nas regiões que querem se separar.
AGUIRRE TALENTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário