Apesar de a internet facilitar a busca de empregos, é preciso tomar alguns cuidados ao usá-la para procurar uma nova vaga, dizem especialistas.
"Os currículos estão fragmentados em todas as redes sociais", afirma João Baptista Brandão, coordenador do curso de liderança e gestão de pessoas do MBA da FGV (Fundação Getulio Vargas).
Segundo ele, os empregadores também buscam informações sobre os candidatos em redes como o Facebook, Twitter e Orkut. Por isso, é preciso evitar a publicação de fotos ou textos inadequados para o ambiente de trabalho, recomenda.
Em sites de currículos, os candidatos podem escolher quais as informações desejam tornar públicas. Se o profissional tem receio de expor seus dados, ele deve revelar apenas o endereço de e-mail e ocultar telefone ou endereço.
Marcelo Abrileri, presidente da Curriculum.com e especialista em recolocação profissional, explica que é preciso apresentar as qualidades e capacitações específicas à vaga e cortar informações supérfluas para o posto.
Dicas para usar plataformas online de currículos:
Evite chavões como "sou perfeccionista" ou "sou honesto".
Insira apenas dados que você considera que podem ser públicos, se tiver receio em relação ao site em que está colocando seu currículo
Não publique fotos ou textos comprometedores para o ambiente de trabalho em redes sociais
Tente explicitar que tipos de resultados você traz para a empresa; por exemplo, em vez de dizer "tenho habilidades interpessoais", escreva "consigo trabalhar com grupos heterogêneos" ou "tenho facilidade para convencer interlocutores a adotar um ponto de vista diferente".
Categorize algumas qualificações como capacidade "média", para criar um parâmetro de comparação real com as que você marcou como "fortes"
FELIPE GUTIERREZ
Nenhum comentário:
Postar um comentário