Apesar de ter liderado a chapa ligada a um dos partidos da base do governo, o PCdoB, o novo presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes), Daniel Iliescu, disse que entidade terá uma atuação marcada pela independência.
Segundo ele, a ideia é discutir todas as propostas da área educacional com a sociedade.
"Nem pensar [em ser chapa-branca]. Nossa relação com o governo vai ser independente, de respeito e de pressão em relação a todos os governos."
Entre as principais reivindicações da UNE na nova gestão estão a destinação de 50% dos recursos provenientes da exploração do petróleo na camada pré-sal para a educação, a criação de um pacto nacional contra o analfabetismo e o investimento, até 2014, de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em educação.
No Plano Nacional de Educação que tramita no Congresso, o governo propõe o investimento de 7% do PIB até 2020.
"Reconhecemos que se trata de um avanço, já que hoje o investimento é de 5% do PIB. Mas é um avanço pouco ousado."
Daniel Iliescu foi eleito no domingo (17) presidente da UNE para os próximos dois anos. Ele obteve 2.300 votos, o que representa mais de 75% do total.
Aos 26 anos, Iliescu é ex-presidente da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro e estuda Ciências Sociais na Universidade Federal do Rio. A eleição ocorreu durante o 52º Congresso da UNE, em Goiânia.
Daniel Guedes
Nenhum comentário:
Postar um comentário