sábado, 4 de junho de 2011

Erros de português podem eliminar candidatos

O conhecimento de dois ou três idiomas é item cada vez mais frequente na lista de exigências das empresas que buscam profissionais para integrar sua folha de pagamento.
Ainda que cientes disso, alguns profissionais escorregam no mais básico deles - o português.
Consultores de recursos humanos consideram graves erros de ortografia e gramática. São vistos como "descaso na elaboração do currículo", na opinião de Alessandra Tomelin, gerente de recursos humanos da Vagas.com.
Pedro Scigliano, da Requisito RH, descarta currículos com erros, ainda que sejam de ortografia. "[O erro] denigre a imagem do profissional", comenta.
Ainda que seja chamado para a entrevista, o candidato é visto com ressalvas pelo recrutador, afirma a consultora Cíntia Bortotto.
Para ela, os erros mais sérios são as trocas de 's' e 'z', como na palavra 'análise' (correto) e 'análize' (errado), e de 'x' e 'ch', como 'baixar' (correto) e 'baichar' (errado).
"[Para evitá-los], basta passar o corretor do programa de texto", ressalta.
E os erros não se restringem a pessoas com nível educacional mais baixo. "Cansei de ouvir em corredores de empresas comentários do tipo 'não sei como ele é diretor, se ele não escreve corretamente", afirma.

Dicas para evitar erros de ortografia e gramática no currículo

Leia atentamente o documento
Faça uma revisão no dia seguinte, leituras repetidas fazem com que a pessoa fique 'viciada' no texto e deixe passar falhas
Peça para um amigo fazer uma leitura atenta
Utilize corretores ortográficos de programas de texto
Tenha sempre um dicionário e uma gramática à mão
Consulte sites dedicados à língua portuguesa

JORDANA VIOTTO

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