quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O dia mais importante do Brasil

Comemora-se nesta semana o dia do professor. Esse deveria ser o dia mais importante da nação pela simples razão de que sem bons professores a democracia sempre será precária e a chance de crescimento econômico e distribuição de renda, precária. Em síntese, não há nação civilizada sem boa escola pública.
Daí que um dos grandes desafios brasileiros é atrair talentos para a função de magistério, especialmente nas escolas públicas. O que significa, antes de mais nada, um salário inicial sedutor, boas condições de trabalho, treinamento constante e reconhecimento do mérito. As faculdades que formam professores terão de mudar para ser focadas mais na prática do que na teoria.
Atualmente, pouca coisa atrai: a violência é cotidiana, a infraestrutura, precária, os salários são baixos. Não é à toa que tantos professores ficam doentes. Não é possível ensinar direito com tantos alunos por sala de aula. E sempre que outros níveis de governo atuem na escola - saúde e assistência social.
Por causa disso, olho com desconfiança os governos, que não investem na educação com deveriam. E também olho com desconfiança muitas reivindicações corporativas, que colocam interesses da categoria acima dos interesses dos alunos. Não podemos deixar o tema da educação nas mãos dos governantes e dos sindicatos.
A boa novidade, como está mostrando essa eleição, é que o pais está cada vez mais interessado em saber o que ocorre na sala de aula.

Por isso, o Dia do Professor deveria ser o dia mais importante do país.

Gilberto Dimenstein

Um comentário:

  1. Deveria! Mas infelizmente os políticos e a ignorância nacional, não enxergam que a
    EDUCAÇÃO é a libertação de todos os horrores
    de nossas vidas.

    ResponderExcluir