segunda-feira, 31 de maio de 2010

Sintepe Aprova Novo Exame Para Professores

Atenção Professsores

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) comemorou o anúncio do Ministério da Educação, que instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, divulgado no Diario Oficial da União da última segunda-feira (24).

De acordo com MEC, a prova vai avaliar conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente. O exame nacional também pretende oferecer um diagnóstico dos conhecimentos dos futuros professores, para criar políticas públicas de formação continuada e um indicador qualitativo, que deverá ser incorporado à avaliação dos projetos de formação inicial dos docentes.

No entanto, a principal proposta é subsidiar concursos públicos estaduais e municipais, sendo que a participação dos professores e a adesão de secretarias será voluntária. O profissional fará a prova e terá o direito de usar a nota para ingressar em qualquer uma das redes de ensino que aderirem ao programa.

O presidente do Sintepe, Heleno Araújo, que concedeu à Rádio Jornal uma entrevista sobre o assunto, ontem à tarde (27), explica que o processo não tem a finalidade de avaliar ou certificar quem está atualmente no quadro efetivo da educação. "É uma espécie de concurso público federal onde os avaliados, incluindo quem ainda não é servidor público, poderão ser convocados por qualquer estado ou município que adotou o exame".

O sindicalista participou dos diálogos sobre a criação do programa junto à Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), onde acumula o cargo de Secretário de Assuntos Educacionais. "Trata-se de uma oportunidade onde os professores poderão optar, inclusive, pelo ente federado que oferecer a melhor remuneração".

O "Enem dos professores", como ficou conhecido por seguir um modelo semelhante à avaliação dos estudantes do ensino médio, está previsto para ser aplicado em 2011, com periodicidade anual. "Além de propocionar uma carreira nacional para o professor, o exame é também uma forma de coibir os contratos temporários nos estados e municípios", afirmou Heleno Araújo.

Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil. A responsabilidade pela elaboração e execução da prova ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mas os critérios de nota e convocação serão definidos pelos governos e prefeituras.

Os interessados em obter mais informações sobre o sistema podem acessar a consulta pública na página do Inep até o dia 4 de junho.

ORIGEM - O Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente foi criado a partir de uma análise de países - Austrália, Canadá, Cingapura, Chile, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra - que buscam ter um padrão de professores.

domingo, 30 de maio de 2010

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Trabalhadores em educação participam de assembléia

A Luta Continua


Vontade, força e resistência, essas três palavras definem os trabalhadores em educação de Pernambuco. Reunidos em assembleia na tarde desta terça-feira (25), na quadra do IEP, em Santo Amaro, centro do Recife os profissionais ouviram atentos os informes e aprovaram propostas.


O presidente do Sintepe, Heleno Araújo em um tom tranquilo enfatiza as atividades da entidade. A começar pelos atos públicos realizados nas Regionais, as mobilizações nas ruas e na mídia, a participação da categoria nos jornais, também foi destaque. “O conjunto de ações fez com que o governo fosse pressionado. Precisamos avançar nas atividades de massa”, pontuou. O sindicalista ainda explicou que os trabalhadores com 20 anos de serviço tiveram a gratificação de magistério incorporada no salário base receberam salários menores. “Queremos salários dignos e negociação permanente”, sublinhou. Nesta quarta-feira (26), às 9h, na Secretaria de Educação, Heleno se reunirá com a superintendente de desenvolvimento pessoal, Elisabeth Jales para tratar dos problemas do cotidiano das escolas, as denúncias e sobre vários aspectos pedagógicos e estruturais.

Após as informações o microfone estava aberto para os trabalhadores expressarem os sentimentos. A diretora do Sintepe, Simone Ferraz fez um convite aos presentes, para quinta-feira (27), às 14h, no auditório do Sindsep participarem do Seminário visando aprofundar a Campanha "Igualdade de Oportunidades no Trabalho, na Vida e no Movimento Sindical", bem como, a Convenção 156 e os desdobramentos na vida das mulheres. O Sindsep está localizado na Rua João Fernandes Vieira, 67, Boa Vista.

Os aposentados da rede estadual de ensino não foram contemplados com as gratificações dadas. Segundo o educador Mariano Macedo, é necessário corrigir as injustiças da aposentadoria no Estado. A profissional aposentada Eurenita Freitas, é incisiva ao lembrar que os trabalhadores não podem ter medo das atitudes deste governo “O povo pensa. Vocês devem se unir e fazer mobilizações nas escolas”, destacou. Depois, o diretor do Sintepe, Paulo Rocha deixou claro que tem muito que avançar “É preciso que estejamos atentos às assembleias e ao que o sindicato convocar. A nossa luta vai construir a escola que merecemos”.

Em seguida, era a vez do diretor do Sintepe, Fernando Melo. O sindicalista começou afirmando a continuidade, a resistência da categoria e o avanço da luta. Entre os assuntos colocados por ele estavam, os salários reduzidos, fato inédito no país e o Plano de Cargos e Carreira desmontado. “A história mostrou que os encaminhamentos que estamos tomando são corretos. O tempo é pouco para dizer o que fizemos desde a última assembleia”, bradou. Entre as atividades citadas por Fernando estão às atividades que os trabalhadores desenvolveram na entrada de Suape, na inauguração do navio (clique aqui e confira a matéria), as visitas as escolas, entre outras. O educador completou “Queremos exigir o respeito que a categoria merece”. Ao som dos aplausos, ele ainda lembrou a atividade de quinta-feira (27), a reunião na Secretaria de Administração, às 11h 30 para tratar da implantação do Piso Salarial e revisão do Plano de Cargos e Carreira (PCC).


A vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade também deixou o seu recado. “Estamos realizando uma reflexão acertada do momento político. A valorização profissional não estava sendo praticada pelo governo, mas a mobilização da categoria fez com que o governo retrocedesse”. Antonieta lembrou ainda a importância dos trabalhadores enviarem cartas aos jornais. Em um tom mais forte, a sindicalista bradou “Vamos continuar mobilizados e atentos”.


Depois, a diretora do Sintepe Valéria Silva, comentou a conjuntura. Segundo a sindicalista, a luta é travada diariamente contra políticas implementadas pelo governo. A defesa da educação de qualidade social voltada para a maioria do povo foi destaque. E por fim, Valéria argumentou que investimentos na valorização profissional, quanto em tecnologia e na educação básica precisam ser feitos.

A representante do Sintepe, enquanto membro de base na Associação dos Servidores de Pernambuco (Assepe), Florentina Cabral, conhecida por Morena, destaca que a categoria além de estar mobilizada, não vai recuar. "Não é só a greve que traz conquistas, estamos utilizando instrumentos importantes para dar continuidade à luta", finalizou.

Para terminar a assembleia, como de costume o presidente do Sintepe, Heleno Araújo apresentou às propostas a categoria e os trabalhadores deliberaram os pontos abaixo.


• Passeata dos/as Aposentados/as por dentro do Encontro Nacional dos/as Aposentados/as, que acontecerá no Recife, em julho;
• Festa Junina do Sintepe, às 22h, no dia 18 de junho, no Clube Internacional, com Cristina Amaral e Orquestra Super Ohara;
• Realizar ato público no Aeroporto;
• Solicitar ao governo que seja instituída uma Comissão, com a participação do Sintepe para agilizar os processos de aposentadoria;
• Lutar pelo Piso Salarial de R$ 1.312, 85 e a Manutenção de 60% do Pó de Giz;
• Debate sobre: PCC, Centros de Referências e Violência nas Escolas;
• Realizar Seminário sobre Eleições;
• Enviar uma moção ao Presidente Lula para que o mesmo sancione o Projeto que põe fim ao Fator Previdenciário e reajusta em 7,7% as aposentadorias, como é proposta da Central Única dos Trabalhadores (CUT);
• Manter a mobilização pela mídia e nas ruas;
• Encaminhar proposta já aprovada anteriormente de colocar no site do Sintepe estudo financeiro da aplicação dos recursos do Fundeb, dos anos de 2008, 2009 e 2010.
• Solicitar parecer jurídico a Assessoria Jurídica do Sintepe sobre a possibilidade de entrar com uma ação de inconstitucionalidade da Lei Complementar 154
• Viabilizar as propostas em realização da utilização da mídia, acatadas para serem discutidas e encaminhadas na Comissão de Comunicação.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Entusiasmo

Alegria Pessoal!

Entusiasmo é acreditar na nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem, de darem certo, de transformar a natureza e as pessoas.

Não espere ter as condições ideais para se entusiasmar.

Nós é que temos que transformar a nossa vida numa Vida Entusiástica.

Não é a realidade da vida que tem que nos entusiasmar, nós é que temos que entusiasmar a realidade da nossa vida! Nós é que temos que entusiasmar nossas idéias...

"DICAS PARA SE VIVER ENTUSIASTICAMENTE"

1- Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos. Se você se deixar envolver por um ambiente negativo, você vai se transformar numa pessoa negativa.

2- Acredite nos seus "insights" positivos. Os vencedores são aqueles que acreditam nas suas idéias.

3 - Não reclame constantemente. Quando a gente reclama muito, se habitua a reclamar cada vez mais e acaba se transformando numa pessoa azeda. É insuportável conviver com pessoas que só vivem se queixando!

4- Cultive a alegria e o bom humor... Aprenda a sorrir! Terapia do Riso : Habituar-se a sorrir, a achar graça de si mesmo. O sorriso tem um efeito poderoso em nossa vida; as pessoas que zombam dos próprios erros, são mais felizes e mais fortes.

5- Ilumine seu ambiente de trabalho e da sua casa. A escuridão traz a depressão! O ambiente determina a condição funcional em que as pessoas agem e fazem as coisas ocorrerem.

6- Seja alguém disposto a colaborar com os outros. Sempre ache uma maneira de participar! Traga as pessoas mais próximo de você. Participe, converse com as pessoas com as quais convive. interesse-se pelas pessoas à sua volta!

7 - Surpreenda as pessoas com "momentos mágicos". Contagie os outros... Faça com que ao entrar num ambiente, as pessoas se contagiem com a aura de entusiasmo que envolve você!

8 - Faça tudo com sentimento de perfeição. Faça as coisas com vontade de fazer! Não faça nada pela metade! Faça as coisas com desejo de acertar e de criar o mais correto possível! Ande bem vestido, limpo e perfumado. Tenha orgulho da sua imagem. Gostar de si próprio, mantendo a auto-estima, é fundamental para o Entusiasmo.

10 - Aja prontamente. Faça agora! "DO IT NOW" Não postergue, não deixe para amanhã. Quando tiver alguma coisa para fazer, faça imediatamente. Sentiu que é o momento certo?

- Aja! ! !

"ENTUSIASMO SIGNIFICA TER DEUS DENTRO DE SI."

Descubra o entusiasmo na Vida! Seja capaz de transformar as coisas e fazê-las acontecer. Não espere as condições ideais, faça o Entusiasmo ocorrer pela crença de que você é capaz de realizações eficazes e de... VENCER OBSTÁCULOS ! ! !

domingo, 23 de maio de 2010

Mensagem do Dia

Começando o Dia

Para viver bem espere sempre o melhor.
Treine sua mente para isso.
Faça afirmações diárias,
fale para as outras pessoas que tudo vai muito bem,
visualize sempre coisas favoráveis.
Viva num clima de otimismo,
de tal forma que todos ao se aproximarem
de você sintam sua energia maravilhosa.
Os vencedores são aqueles
que apesar de tudo denotar fracasso acreditaram em si,
tiveram fé e realizaram seus sonhos.
Não tenha dúvida quanto a isso:
O melhor da vida ainda está para acontecer...

Portal dos Anjos - João Adolfo

sábado, 22 de maio de 2010

A Educação Brasileira

As Pessoas Interessadas em Educação

Estamos nesse momento vivenciando no Brasil, uma política educacional completamente equivocada do ponto de vista de rendimento pedagógico escolar, pois, nosssas escolas passam pelo um processo renovador onde só interessa o aparelhamento infraestrutural para mostrar a comunidade que os sistemas governamentais estão trabalhando para o melhoramento da educação nacional. Na realidade a história é outra, os professores mal pagos, não existe uma política pedagógica onde realmente os interssados da educação participe, ou seja, pais, professores e a comunidade como um todo, falta exclusivamente por parte dos governantes vontade política para resolver de fato os problemas educacionais deste país. Hoje a grande preocupação nacional nas escolas públicas é mante-las lotadas objetivando maquiar os problemas para fazer de conta que na educação vai tudo bem; na realidade verifica-se os angustiantes problemas de tempos atrás, tais como: falta de professores para lecionar, falta da merenda escolar, não existe condições de trabalho adequadas, salários irrisórios para os professores, modelos de planos pedagógicos que não atingem os objetivos de ensino/aprendizagem traçados e outros.
Diante destes fatos temos nós professores, a sociedade e os governantes, encontrarmos soluções que possam atingir metas e desafios buscando alternativas concretas para um fortalecimento de um Plano Nacional de Educação, que realmente faça valer o aprofundamento na discussão de temas vinculados a nossa realidade cultural e regional. A cada ano, os problemas se acumulam por falta de um acompanhamento minucioso e detalhado dos órgãos competentes dos governos (Federal, Estadual e Municipal), possibilitando mais gastos públicos desnecessários.
Prof. Venâncio Izidro de Oliveira


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Equação do 2° grau

Resolução Pelo Método MatFlex

Estudo da Reta

Equação Geral da Reta

Análise Combinatória

Noções de Análise Combinatória

Conjuntos

Noções de conjuntos

Conjuntos Numéricos

Intervalos

domingo, 9 de maio de 2010

sábado, 8 de maio de 2010

sexta-feira, 7 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

domingo, 2 de maio de 2010

sábado, 1 de maio de 2010

Política

O Que é política?

A Jóia do Futebol

Rei Pelé

Matemática Fundamental

Operações Com Números Inteiros

Estudantes do Meu Brasil

Teorema de Pitágoras

Descomplicando a Matemática

Estudantes do Meu Brasil

Estudantes do Meu Brasil

Questões de Vestibulares para Você Resolver
  • Calcule o perímetro do triângulo ABC, sendo dados A(1,1), B(4,5) e C(10,-3). Resposta: quinze mais raíz quadrada de noventa e sete;
  • Dê o ponto médio de AB no seguinte caso: A(0,0) e B(10,16). Resposta: M(5,8);
  • Determinar o baricentro do triângulo ABC, no seguinte caso: A(-3,-1), B(8,11) e C(4,7). Resposta: G(3,17/2);
  • Diga qual é o quadrante onde está representado o ponto (1/2,1/3). Resposta: Primeiro Quadrante.